Código de Conduta

A Python Nordeste é um evento feito pela e para a comunidade Python que tem como objetivo a promoção de um ambiente diverso e favorável à difusão de conhecimento e a criação de laços comunitários. Queremos que todos os participantes tenham uma experiência agradável e enriquecedora e para tal, espera-se que todos demonstrem cordialidade e respeito uns aos outros.

A quem se aplica?

Todos aqueles que participam da Python Nordeste se comprometem a seguir o Código de Conduta (CdC) do Evento, incluindo participantes, palestrantes, patrocinadores, organizadores e voluntários.

Time de resposta

A organização do evento vai designar um time para lidar com eventuais incidentes de desrespeito ao CdC. O contato com o time pode ser feito pelo email [email protected] ou por telefone a ser divulgado antes do início do evento. Os responsáveis, quando acionados, seguirão os procedimentos definidos nas diretrizes de respostas.

Objetivos

Para garantir que todos sintam-se seguros e incluídos, o Código de Conduta tem como objetivos:

O Código de Conduta

Esperamos que os participantes do evento se comprometam em manter um ambiente amigável e confortável para que qualquer pessoa sinta-se bem vinda e acolhida em todos os espaços. Alguns comportamentos que ajudam a criar este ambiente são:

A Python Nordeste está comprometida com a promoção de uma experiência positiva para todos, independentemente de etnicidade, identidade de gênero, orientação sexual, status econômico e social, idade, formação, origem, religião, desabilidade física ou mental, aparência ou qualquer outra característica individual.

Onde vale o Código de Conduta?

O Código de Conduta se aplica a todos os espaços relacionados ao evento, incluindo (mas não limitados a):

Quais as consequências de uma violação do CdC?

Diante de uma situação de desrespeito às regras estabelecidas, a organização do evento pode tomar algumas das seguintes atitudes:

Qualquer incidente será discutido pelo time do Código de Conduta, que tomará as medidas que considerar necessárias. Espera-se que participantes acatem as decisões, do contrário, medidas mais rígidas podem ser tomadas. Todos os incidentes e respostas serão registrados e divulgados após o evento de forma anônima.

Como reportar um incidente?

Se algo acontecer com você ou se presenciar uma violação do Código de Conduta, entre em contato com o time de resposta pessoalmente, por email ou telefone. Próximo ao evento será divulgado um número de telefone para contato.

Qualquer denúncia será tratada anonimamente e discutida somente pela equipe.

Orientações para reportar incidentes

Queremos que todos se sintam à vontade para entrar em contato diante de qualquer problema. Não pense que está causando um transtorno ao fazê-lo, mesmo que aconteça mais de uma vez. Saber de um problema é uma oportunidade para agir e tornar nosso ambiente melhor. A organização só pode agir sendo informada do que acontece.

Se ficar em dúvida se um incidente é uma violação do Código de Conduta ou se este se aplica ao espaço onde ocorrer, entre em contato de toda forma. É preferível receber relatos que mais tarde se provem não ser violações do CdC do que deixar de lado um caso que poderia ser resolvido. Receber estas informações também nos permite melhorar as diretrizes e o processo de resposta.

Ao reportar um incidente, por favor forneça:

Se não tiver todas estas informações, entre em contato mesmo assim. Se não se sentir seguro(a) em fazer o contato pessoalmente, peça para outra pessoa fazê-lo em seu nome, mas deixe claro que esta pessoa está representando alguém.

Qualquer pessoa, seja da organização ou voluntária, está disponível para ajudar a entrar em contato com a segurança do local do evento, acionar a polícia, acompanhar ou assistir alguém que sofra alguma forma de assédio ou que sinta que sua segurança está em risco. Não acionaremos segurança ou força policial sem consentimento explícito, a menos que não fazê-lo coloque em risco outros participantes.